Jornal de Políticas Educacionais                                  ISSN 1981-1969

 

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Contato

Volume 8, Número 16

 

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Apresentação (Editores)

 

Artigos

Plano Nacional de Educação, Conferência Nacional de Educação e a construção do Sistema Nacional de Educação: dilemas e proposições

Luiz Fernandes Dourado

 

Diversidade, educação e relações étnico-raciais na Conae-PR

Paulo Vinícius Baptista da Silva, Rosa Amália Espejo Trigo, Lucimar Rosa Dias

 

Políticas Curriculares para o Ensino Médio e para a Educação Profissional: propostas, controvérsias e disputas em face das proposições do Documento Referência da Conae 2014

Márcio Luiz Bernardin, Monica Ribeiro da Silva

 

Gestão democrática, participação popular e controle social: análise das emendas paranaenses ao documento referência da Conae 2014

Adriana Dragone Silveira, Taís Moura Tavares

 

Em tempos de valorização dos profissionais da educação

Maria Dilnéia Espíndola Fernandes

 

O desafio do regime de colaboração no novo Plano Nacional de Educação

Luiz Araujo

 

Recursos públicos para a educação: percentual irrevogável do PIB

João A.C. de Monlevade

 

O Custo Aluno-Qualidade Inicial como proposta de justiça federativa no PNE: um primeiro passo rumo à educação pública de qualidade no Brasil

Daniel Cara

 

O debate acerca do financiamento da educação na etapa municipal da Conae 2013/2014 de Curitiba-PR

Jokasta Pires Vieira Ferraz, Ângelo Ricardo de Souza

 

 

Resenha

PINTO, J. M.; SOUZA, S. A. de. (Org). Para onde vai o dinheiro? Caminhos de descaminhos do financiamento da educação. São Paulo: Xãma, 2014, 208 p.

Bruna Caroline Camargo

 

 

Resumo de dissertações e teses

 

Volume 8, Número 15

 

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Apresentação (Editores)

 

Artigos

O que explica a falta de professores nas escolas brasileiras? (José Marcelino Rezende Pinto)

 

A política das políticas educacionais e seus atores (Paulo Sena Martins)

 

Reflexões sobre a utilização de dados quantitativos em pesquisa educacional: o caso das taxas de cobertura de matrículas na educação básica (Claudia Regina Baukat Silveira Moreira)

 

Pesquisa em Políticas Educacionais e Gestão da Educação Básica: produções discentes dos programas de pós-graduação em educação da região Sul (2000-2010) (Nalú Farenzena & Caroline Cristiano Cardoso)

 

Os diretores das escolas públicas e sua relação com o bloco alfabetizador (Leonete Luzia Schmidt & Rosinete Costa Fernandes Cardoso)

 

Diretrizes Curriculares do Estado do Paraná: um panorama sobre o ensino de arte a partir do processo de construção e implementação da proposta (Regina Stori & Maria José Dozza Subtil)

 

Debate público e qualidade da educação (Abelardo Bento Araújo)

 

Resenha

BRANDÃO, Zaia. Pesquisa em educação:conversas com pós-graduandos. Rio de
Janeiro: Ed. PUC-Rio; São Paulo: Loyola, 2012

(Por Renata Riva Finatti)

 

Resumos de dissertações e teses

 

 

Volume 7, Número 14

 

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Apresentação: (Ângelo Ricardo de Souza)

 

Artigos

Como seria o financiamento de um Sistema Nacional de Educação na perspectiva do Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova (Paulo Sena Martins; José Marcelino de Rezende Pinto)

 

A gestão educacional: reflexões, complexidades e desafios (André Stein da Silveira)

 

Política pública e gestão escolar: um estudo de caso no Rio de Janeiro  (Ana Cristina Prado de Oliveira)

 

Políticas de cidade e políticas curriculares: a papel do currículo oficial da rede municipal de ensino na conformação do projeto da cidade de Curitiba na década de 1990 e início do século XXI (Valéria Milena Rohrich Ferreira)

 

Estudos de políticas de educação em uma perspectiva comparada: uma antecipação crítica de Bourdieu e Passeron  (Afrânio Mendes Catani & Mário Luiz Neves de Azevedo)

 

El campo teórico de la política educacional: modelos, abordajes y objetos de estudio (César Gerónimo Tello)

 

Resenha

LIMA, Licínio C. A escola como organização educativa: uma abordagem sociológica. São Paulo: Cortez, 2001.

(Por Pierre André Garcia Pires)

 

Resumos de Teses e Dissertações

 

Volume 7, Número 13

 

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Apresentação: (Ângelo Ricardo de Souza)

 

Artigos

Pospolítica y educación en Chile (1990-2012): Fases y desfases del experimento neoliberal chileno en educación (Jorge Alarcon-Leiva; Emma Johnston; Claudio Frites-Camilla)

 

A presença da OCDE no Brasil no contexto da avaliação educacional (Armando Daros Jr.)

 

Para além da tróica gandiniana: uma análise das concepções de planejamento educacional (Jhonatan Uelson Pereira Sousa de Almada)

 

Algumas considerações sobre a adoção de parcerias/convênios para oferta de vagas na educação infantil (Jaqueline dos Santos Oliveira)

 

Políticas públicas para a educação da criança pequena: uma análise das décadas de 1970 a 1990 (Caroline Machado Cortelini Conceição)

 

A revitalização da política do livro didático no Brasil: regular e avaliar para qualificar (Fernando Garcez)

 

Resenha

TELLO, César (Coord. y Comp.) Epistemologías de la Política Educativa: posicionamentos, perspectivas y enfoques. Campinas: Mercado de Letras, 2013. 614 p.

(Por Claudia Regina Baukat Silveira Moreira)

 

Resumos de Teses e Dissertações

 

Volume 6, Número 12

 

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Apresentação: A pesquisa em políticas educacionais e os 10 anos do NuPE/UFPR (Ângelo Ricardo de Souza)

 

Artigos

A historicidade da pesquisa em política educacional: o caso do Brasil (Nora Krawczyk)

 

NuPE/UFPR – Núcleo de Políticas Educacionais: criação, características e desafios (Taís Moura Tavares)

 

Núcleo de Estudos de Política e Gestão da Educação da UFRGS: linhas convergentes e paralelas (Maria Beatriz Luce; Nalú Farenzena; Vera Maria Vidal Peroni; Naira Lisboa Franzoi; Juca Gil)

 

Núcleo de Estudos, Pesquisa e Documentação Educação, Sociedade e Cultura (Nedesc) da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás: Trajetória e desafios da pesquisa e da formação (João Ferreira de Oliveira & Lúcia Maria de Assis)

 

Grupo de Estudos e Pesquisas em Gestão e Financiamento da Educação (GEFIN) - Algumas reflexões sobre sua constituição, processos e desafios (Rosana Gemaque, Dalva Valente Gutierrez, Danielle Cristina de Brito Mendes)

 

Notas sobre o Grupo de Estudos e Pesquisas em Política Educacional – GREPPE (Theresa Adrião)

 

Visiones Dominantes de la Política Educacional en la Transición Chilena hacia la Democracia (1990 - 2010) (Sebastián Donoso-Díaz, Moyra Castro-Paredes, Giselle Davis –Toledo)

 

Resenha

MULLER, Pierre. Les politiques publiques. Presses Universitaires de France, Paris, 9ª. Edição, 2011. (Por Isabelle Fiorelli Silva)

 

Resumos de Teses e Dissertações

 

 

 

 

Volume 6, Número 11

 

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Apresentação (Marcos Edgard Bassi)

 

Artigos

A organização da escolaridade em ciclos no contexto do Ensino Fundamental de Nove Anos: reflexões e perspectivas (Jefferson Mainardes & Silvana Stremel)

 

Os professores e sua participação na implementação do Ensino Fundamental de 9 anos (Rosana Mara Koerner)

 

Progressão continuada ou seriação? Um passo para frente, dois para trás... (Bianca C. Correa & Débora C. Piotto)

 

Indicadores educacionais: uma análise frente à realidade paranaense (Gabriela Schneider)

 

Avanços e contradições da Política de Educação Profissional integrada no Paraná (2003-2010) (Letícia de Luca Wollmann Saldanha & Rita de Cássia da Silva Oliveira)

 

Rumo à tecnocracia? Política educacional no Brasil atual (Guy Burton)

 

Subsidio escolar a la población vulnerable (SEP): Implementación e impacto en escuelas rurales en Chile (Amada Opazo, Claudio Frites y Leopoldo López)

 

Resenha

LUNA, Sergio Vasconcelos de. Planejamento de pesquisa: uma introdução. São Paulo: EDUC, 2012. (Por Carolina Langnor, Claudia A. Prestes e Douglas Z. Silvestre)

 

Resumos de Teses e Dissertações

 

Volume 5, Número 10

 

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Apresentação (Andréa Barbosa Gouveia)

 

Artigos

El magisterio mexicano y el SNTE ante las transformaciones del trabajo docente en México (José David Alarid Dieguez)

 

Política educacional pública e sindicalismo docente na Região Metropolitana de Curitiba (PR) (Andréa Barbosa Gouveia; Marcos Alexandre Ferraz)

 

Educación y trabajo docente en el nuevo escenario latinoamericano: entre la mercantilización y la democratización del conocimiento ¿Regulan los estatutos docentes? Una aproximación al caso argentino (Roxana Perazza)

 

Plano de cargos, carreira e remuneração do magistério público municipal de Boa Vista (RR): uma análise da valorização e do estímulo ao trabalho docente (Maria Angélica Pedra Minhoto; Célia Maria Benedicto Giglio)

 

A carreira dos profissionais do magistério do sistema municipal de educação de Belém (PA): o dito e o feito (Dalva Valente Gutierres; Rosana Maria Gemaque; Silvia Letícia D´Oliveira da Luz)

 

A valorização do professor no Brasil no contexto das tendências globais (Aline Chalus Vernick Carissimi; Rose Meri Trojan)

 

Resenha

CANEZIN, M. T. Sindicato e magistério: constituição e crise. Goânia: Editora UFG, 2009. (Por Juliana Subirá)

 

Resumos de Teses e Dissertações

 

Volume 5, Número 9

Capa da revista

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Apresentação (Ângelo Ricardo de Souza)

 

Artigos

O Plano Nacional de Educação: algumas questões para debate (Romualdo Portela de Oliveira)

 

Percentual de recursos públicos para a educação: compromisso irrevogável do PIB (João A.C. Monlevade)

 

Políticas de educação infantil no Brasil: ensaio sobre os desafios para a concretização de um direito (Bianca Cristina Correa)

 

Judicialização da educação para a efetivação do direito à educação básica (Adriana Dragone Silveira)

 

Direito à educação em face do princípio da reserva possível: a importância dos instrumentos de controle social (Carlos Eduardo Moreira da Silva)

 

A auditoria governamental como instrumento de promoção da transparência (Marcus Vinicius de Azevedo Braga)

 

 

Resenha

DUBET, François. O que é uma escola justa? – A escola das oportunidades. São Paulo: Cortez, 2008. (Por Waldirene Sawozuk Bellardo)

 

 

Resumo de dissertações e teses

 

Volume 4, Número 8

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Apresentação (José Marcelino Rezende Pinto & Andréa Barbosa Gouveia)

Artigos

A relação do MEC com os entes federados na implantação do PDE/Plano de Metas Compromisso Todos pela Educação: Tensões e Tendências (Lúcia Camini)

Federalismo cooperativo brasileiro: Implicações na Gestão da Educação Municipal (Jean Mário Araújo Costa, Maria Couto Cunha & Rosimeire Baraúna M. de Araújo)

Relações Federativas no repasse de recursos à educação na Argentina: o sistema de co-participação federal de impostos (Karolina Jardim)

Identidade(s) e identidade(s) docente(s) (Maurício Estevam Cardoso)

A Política Salarial dos professores da Educação básica e a política de fundos: FUNDEF e FUNDEB em questão (Eldra Carvalho da Silva)

Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), avaliação da educação básica e desempenho docente (Andréia Ferreira da Silva)

A Participação do Setor Privado na Gestão do Sistema Municipal de Educação em Teresina-PI: O Caso do Programa Gestão Nota 10 do Instituto Ayrton Senna (Antonio Glauber Alves Oliveira, Liliene Xavier Luz, Cristiane Rêgo dos Anjos & Elionaira Vieira de Sá)

Relações federativas e acesso educacional (Maria Dilnéia Espíndola Fernandes & Regina Tereza Cestari de Oliveira)

Controle Social em Educação Básica Pública (Maria Abádia da Silva e Marcus Vinicius de Azevedo Braga)

 

Resenha

OLIVEIRA, R. P. e SANTANA, W. (org). Educação e federalismo no Brasil: combater as desigualdades, garantir a diversidade. Brasília: Unesco, 2010 (Por Isabelle Fiorelli Silva)

 

Resumos de Teses e Dissertações

Volume 4, Número 7

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Apresentação (Ângelo Ricardo de Souza)

Artigos

Brazil’s ‘lost decade’ in education, 1985-1994: how to account for the lack of reform in the new republic? (Guy Burton)

Gestão das políticas de atendimento aos alunos com necessidades educacionais especiais em municípios paulistas (Juca Gil, Rosângela Gavioli Prieto, Ana Paula de Oliveira Moraes Soto, Ana Paula Ribeiro Freitas, Ananda Grinkraut, Andrea de Carvalho Zichia, Luciane Muniz Ribeiro Barbosa, Paula Regina Cursino & Roseli Kubo Gonzalez)

Políticas Públicas e Inclusão: Análise e Perspectivas Educacionais (Neli Klix Freitas)

Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (FIES): visão dos estudantes (Zenaide dos Reis Borges Balsanulfo de Oliveira & Beatrice Laura Carnielli)

Perspectivas na consolidação do sistema de ensino brasileiro: o desenho da democratização proposto nas leis de diretrizes e bases – Leis 4.024/61 e 9.394/96 (Oséias Santos de Oliveira, Clarice Zientarski, Neila Pedrotti Drabach & Sueli Menezes Pereira)

A visão androcêntrica do mundo: elemento facilitador para o acesso dos homens às funções da gestão escolar (Vanisse Simone Alves Corrêa)

 

Resenha

FERREIRA, E. & OLIVEIRA, D. A. Crise da Escola e Políticas Educativas. Belo Horizonte: Autêntica, 2009. (Por Marilene Zampiri)

 

Resumos de Teses e Dissertações

 

Volume 3, Número 6

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Apresentação (Ângelo Ricardo de Souza)

 

Artigos

Projetos nas escolas: uma política de secundarização da especificidade do trabalho escolar (Cristina Cardoso)

Avaliação educacional em larga escala: a opção pela democracia participativa (Daianny Madalena Costa)

Avaliação de sistema e políticas educacionais: uma análise dos resultados do SAEB do Paraná (Ednéia Consolin Poli)

O professor e qualidade de ensino: uma análise a partir dos resultados do SAEB na escola pública do Paraná (Simoni Vilant de Biasi)

Partidos e políticas públicas: o atendimento à infância em situação de risco em Ribeirão Preto-SP (1993-2000) (Gislayne Cristina Figueiredo Vasquez & José Marcelino de Rezende Pinto)

A valorização do magistério: o piso salarial profissional nacional (Maria Aparecida dos Santos Ferreira)

 

Resenha

BROOKE, N. SOARES, J. F. (org). Pesquisa em eficácia escolar: origens e trajetórias. Belo Horizonte: Editora da UFMG, 2008. (Por Gabriela Schneider)

 

Resumos de Teses e Dissertações

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Volume 3, Número 5

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Apresentação (Ângelo Ricardo de Souza)

 

Artigos

A postura docente e os ciclos de aprendizagem em São Paulo (Isabela Bilecki da Cunha)

Os impactos da política educacional paulista na prática docente e na organização do trabalho pedagógico nas escolas estaduais paulistas na perspectiva dos professores (Luiz Carlos Novaes)

Modelação Curricular do Ensino Médio: análise de prescrições legais e do papel da avaliação dos sistemas de ensino (Maria Angélica Minhoto)

O perfil dos profissionais do magistério da Rede Municipal de Ensino de Curitiba (Diana Cristina de Abreu)

Do FUNDEF ao FUNDEB: O processo político de formulação da Emenda Constitucional nº 53/2006 (Rosimar de Fátima Oliveira)

O impacto da implantação do FUNDEF na educação infantil no município de Campo Grande/MS (1997 a 2000) (Maria Dilnéia Espíndola Fernandes & Francielli de Souza Lourenço)

 

Resenha

MILLS, C. W. Sobre o artesanato intelectual e outros ensaios. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed, 2009. (Por Miriam Mabel Sanchez)

 

Resumos de dissertações e teses

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Volume 2, Número 4

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Apresentação (Andréa Barbosa Gouveia)

Artigos

Papel da Universidade Pública hoje: Concepção e Função (Afrânio Mendes Catani)

Políticas Públicas de Avaliação da Educação Superior: conceitos e desafios (Maria Amélia Sabbag Zainko)

A graduação na pesquisa em educação (ANPED 1996-2003) (Clara Brener Mindal)

A universidade e o curso de Pedagogia: os desafios da produção do conhecimento e a relação com a Escola Básica (Regina Cely Campos Hagemeyer)

As Políticas de Internacionalização das Universidades no Brasil: o caso da regionalização no Mercosul (Nora Rut Krawczyk)

Ensino Superior no Brasil: cenário, avanços e contradições (Alexandre de Paula Franco)

A política municipal de inclusão de crianças com deficiência na educação infantil no município de Dourados, MS (Natacya Munarini Otero & Marilda Moraes Garcia Bruno)

 

Resenha

FREITAS, D. N. T. A Avaliação da Educação Básica no Brasil. Campinas: Autores Associados, 2007. (Por Douglas Danilo Dittrich)

 

Resumos de Dissertações e Teses

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Volume 2, Número 3

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Apresentação (Ângelo Ricardo de Souza)

Artigos

Possibilidades de Redução das Desigualdades Educacionais em Estados Federais e Unitários: Brasil e Chile (Emílio Araújo)

La Política de Financiamiento de la Educación Básica en Chile (1980 -2008): Consecuencias y Disyuntivas (Sebastián Donoso Díaz)

Las Paradojas de la Autonomía Escolar en los ‘90: Escenas Sobre el Desarrollo de Una Política en Argentina (Fernanda Saforcada)

Trayectorias de Formación en el Nivel Educativo Superior de los Profesionales de la Educación en Brasil Y Argentina (1990-2006) (Miriam Mabel Sanchez)

Educação Básica e Formação Docente em Cuba: Prós e Contras (Rose Meri Trojan)

 

Resenha

CARREIRA, D.; PINTO, J. M. R. Custo aluno qualidade inicial: rumo à educação pública de qualidade no Brasil. São Paulo: Global: Campanha Nacional pelo direito à Educação, 2007. (Por Gabriela Schneider)

Resumos de Dissertações e Teses

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Atualização: mar/15

Volume 1, Número 2

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Apresentação (Taís Moura Tavares)

Artigos

Fetiche e resistência na política educacional no Paraná: um estudo de caso sobre a gestão escolar e sua relação com a democratização do ensino (Isabelle Fiorelli Silva)

A terceirização na execução de políticas de alfabetização de adultos: sobre escolas, igrejas e associações comunitárias. (Gladys Beatriz Barreyro)

Análise das Políticas Educacionais na Oferta de Educação Infantil na Região Metropolitana de Curitiba e Litoral do Paraná (Ângelo Ricardo de Souza & Alexandra Ferrari Damaso)

Os fios condutores do PDE são antigos (Luiz Araújo)

 

Resenha

SANDER, B. Administração da Educação no Brasil: genealogia do conhecimento. Brasília: Liber Livro, 2007. (por Luiza Freire Noguchi)

Resumo de dissertações e teses

 

 

 

Volume 1, Número 1

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Apresentação (Acácia Z. Kuenzer)

Artigos

O desafio de obrigar os governos a aplicarem a verba legalmente devida em educação: os casos das prefeituras fluminenses do Rio de Janeiro, Niterói e São Gonçalo (Nicholas Davies)

A proposta de criação do Fundeb e sua relação com os estudos sobre os impactos do Fundef na educação do estado do Pará (Rosana Gemaque)

A política presente na Reforma do Ensino Médio no Estado do Paraná: algumas reflexões sobre o PROEM (Ana Lorena Bruel)

Políticas de Educação Tecnológica: Uma nova institucionalidade para a educação superior (Luiz Dourado & Luciene Lima de Assis Pires)

 

 Resenha

FARENZENA, N. A política de Financiamento da Educação Básica: rumos da legislação brasileira. Porto Alegre: Editora UFRGS, 2006. (Por Andréa Barbosa Gouveia)

Resumo de dissertações e teses